terça-feira, 17 de julho de 2018

Como melhorar a leitura com texto de Teatro?


Segundo professores da Ohio State University o Readers Theatre (Leitores de Teatro) tornou-se uma atividade de ensino popular nas séries elementares dos últimos poucos anos. No Readers Theatre, os alunos encenam uma apresentação dramática de um texto lendo de um roteiro, usando entonação, gestos e expressão facial para adicionar significado e interesse ao desempenho e melhorar a leitura. 

Como melhorar a leitura com texto de Teatro?


O formato simples do Readers Theater (sem adereços, figurinos, cenários ou memorização necessário) facilita a incorporação em uma sala de aula. Além disso, a pesquisa mostrou que o atividade pode ajudar os alunos a desenvolver a fluência da leitura e melhorar a compreensão do desempenho texto, bem como de textos novos e não praticados.

Como melhorar a leitura


LEITORES TEATRO, FLUÊNCIA E COMPREENSÃO


Como o Reader Theatre (leitor de teatro) melhora a capacidade de leitura? 


Primeiro de tudo, a leitura repetida de um script durante os ensaios é importante na construção de fluência, ou a capacidade de ler texto com velocidade, precisão, e expressão adequada. A leitura repetida também gera confiança e reforça os principais conceitos e vocabulário relacionado ao tópico em estudo. A expressão, gestos e natureza interativa do o desempenho torna a leitura uma tarefa muito mais agradável e permite que até mesmo leitores com dificuldades acessar informações importantes do que poderia ser texto difícil.

A instrução diferenciada também é um componente natural do Readers Theater. Os papéis disponíveis em Um roteiro típico varia de extensa narração a um personagem com apenas uma linha. Os scripts podem também conter leitura de coral ou linhas para duas vozes, além de funções individuais. A variedade de as opções significa que todos os alunos podem participar em um nível adequado, porém desafiador.

SCRIPTS DOS "LEITORES DE TEATRO"


Os roteiros dos Readers Theater estão disponíveis comercialmente e on-line, mas também é possível criar scripts, modificando o texto existente. Isso pode ser feito pelo professor em preparação para a atividade ou pelos próprios alunos. Enquanto muitos scripts existentes se concentram em narrativas ficcionais, os Readers Theater também podem ser muito valioso com a não-ficção, como o texto informativo. Texto informativo muitas vezes é mais difícil e menos envolvente do que a ficção, então o uso da apresentação dramática pode servir como um motivador poderoso e um suporte para o sucesso na leitura. 

Como o texto informativo pode ser reformatado como um roteiro do Theatre Readers? 


Em “Livros de Ciências + Readers Theatre ”, Melissa Stewart descreve como os livros infantis de temática científica podem servir como a base para um script. Ela observa que alguns livros (como aqueles sobre uma variedade de animais) se escrevem muito melhor do que outros (como textos focados em um único animal). Ela também explica que o texto será dividido entre um narrador, personagens e possivelmente um coro. Os autores do roteiro precisarão considerar quais informações devem ser transmitidas pelo narrador, e quais personagens podem ser adicionados para elaborar as linhas do narrador ou fornecer novas em formação. Em ambos os casos, deve-se ter cuidado para preservar o significado e tanto do texto original quanto possível. Alguns defensores do Readers Theatre se opõem a qualquer mudança feita no texto original, enquanto outros argumentam que o autor não estava escrevendo para performance e, portanto, mudanças devem ser feitas. Independentemente da sua posição, usando o Readers Theater com seus alunos em ciência e outros áreas de conteúdo motivarão seus alunos e os ajudarão a lidar com texto informativo.


RECURSOS
Livros de Ciências e "Teatro dos Leitores"
Neste artigo pdf para download, Melissa Stewart fornece uma visão geral do Readers Theater e discute como selecionar e adaptar livros infantis com temática científica para scripts. Ela oferece um Exemplo de script baseado em seu livro When Rain Falls. Seu site inclui uma página dedicada a Readers Theatre e scripts.


Fonte: 

Jessica Fries-Gaither and NicoleCreating Readers. Theater Scripts from Informational Text 
 Luthy <http://www.storyline.com/resources/ipy/clips/ipy_0912_2345_strat_01589.pdfEsta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/ Tradução Livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sobre | Termos De Uso | Política De Cookies | Política De Privacidade
Top