sábado, 15 de setembro de 2018

9 Características de Bertoleza de O Cortiço, de Aluísio de Azevedo

O Cortiço de Aluísio de Azevedo apresenta personagens com caracteristicas fisicas e psicologicas marcantes. Bertoleza é considerada um personagem principal. Nesta postagem selecionamos nove passagens do livro que retratam algumas características dessa personagem. São informações importantes, para leitores e para estudantes de Ensino Médio, Vestibular e ENEM


Características de Bertoleza de O Cortiço, de Aluísio de Azevedo


9 Características de Bertoleza descritas por Aloísio Azevedo em O Cortiço

  • Bertoleza, crioula trintona, escrava de um velho cego residente em Juiz de Fora e amigada com um português que tinha uma carroça de mão e fazia fretes na cidade
  • Bertoleza também trabalhava forte; a sua quitanda era a mais bem afreguesada do bairro. De manhã vendia angu, e à noite peixe frito e iscas de fígado; pagava de jornal a seu dono vinte mil-réis por mês, e, apesar disso, tinha de parte quase que o necessário para a alforria.


  • cafuza, Bertoleza não queria sujeitar-se a negros e procurava instintivamente o homem numa raça superior à sua. 
  • Bertoleza representava agora ao lado de João Romão o papel tríplice de caixeiro, de criada e de amante.
  • Bertoleza, sempre suja e tisnada, sempre sem domingo nem dia santo, lá estava ao fogão, mexendo as panelas e enchendo os pratos.


  • Bertoleza é que continuava na cepa torta, sempre a mesma crioula suja, sempre atrapalhada de serviço, sem domingo nem dia santo; essa, em nada, em nada absolutamente, participava das novas regalias do amigo; pelo contrário, à medida que ele galgava posição social, a desgraçada fazia-se mais e mais escrava e rasteira. João Romão subia e ela ficava cá embaixo, abandonada como uma cavalgadura de que já não precisamos para continuar a viagem. Começou a cair em tristeza
  • Mas qual! o destino de Bertoleza fazia-se cada vez mais estrito e mais sombrio; pouco a pouco deixara totalmente de ser a amante do vendeiro, para ficar sendo só uma sua escrava. 
  • Bertoleza tinha sido enganada; que a sua carta de alforria era uma mentira, e que o seu amante, não tendo coragem para matá-la, restituía-a ao cativeiro. 
  •  Bertoleza então, erguendo-se com ímpeto de anta bravia, recuou de um salto e, antes que alguém conseguisse alcançá-la, já de um só golpe certeiro e fundo rasgara o ventre de lado a lado. 
Leia também:  Poesia e amor - Casimiro de Abreu

Aproveite o texto para responder questões sobre o livro o cortiço, fazer uma ficha de leitura do livro o cortiço, elaborar sua analise literaria do livro o cortiço ou um resumo. Analisar o contexto historia do livro o cortiço.


Fonte: 
BRASIL. O Cortiço. Portal Domínio Público Biblioteca Digital Desenvolvida em Software Livre. Disponível em <http://www.dominiopublico.gov.br/>




Exercícios de literatura sobre O Cortiço


Questões objetivas sobre O Cortiço


1) Aluísio de Azevedo, autor da marcante obra naturalista O Cortiço. Um romance social que expõe as mazelas humanas de uma vida urbana. O principal personagem da obra é:
A) João Romão.
B) Albino.
xC) O próprio cortiço.
D) Rita Baiana.
E) João Romão e Rita Baiana


2) Sobre o livro O Cortiço assinale a afirmativa errada:
a) é um romance naturalista
b) escrito por Aluísio Azevedo publicado em 1890.
c) denuncia a exploração e as péssimas condições de vida dos moradores das estalagens ou dos cortiços cariocas do final do século XIX.
xd) é um romance realista de Manuel Bandeira


3) Em relação a obra literária O Cortiço, sobre João Romão é ERRADO afirmar que:
a) Era comerciante português, dono de uma venda, uma pedreira e um cortiço, próximo ao sobrado de um patrício endinheirado, o comendador Miranda. 
b) O sonho de João Romão é adquirir prestígio social, como seu patrício Miranda.
xc)  João Romão casa com Bertoleza para conceder alforria.
d) João Romão fica noivo de Zulmira, alcançando assim um patamar mais alto na escala social. 


4) Sobre o personagem Jerônimo de O Cortiço é incorreto afirmar que:
a) Jerônimo é um operário português contratado por João Romão para trabalhar na pedreira,
b) Jerônimo é casado com Piedade, também portuguesa. 
xc) Eles têm dois filhos, menino e menina, e desde o casamento não vivem um bom relacionamento 
d) No cortiço, Jerônimo começa a sofrer influência daquele ambiente desregrado então apaixona-se pela mulata Rita Baiana, por ela, mata um rival e abandona a família.

5) Sobre Bertoleza é INCORRETO afirmar que:
a) Escrava fugida chamada Bertoleza que auxilia João no trabalho duro e para quem ele forjou um documento de alforria.
b) Bertoleza, que não aceita ser descartada, para qual João Romão arma um plano e a denuncia 
c) Bertoleza percebe que Romão, sem coragem de mandá-la embora ou de matá-Ia, preparou essa armadilha para devolvê-la ao cativeiro
xd) Bertoleza aceita retornar para o trabalho escravo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Top
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade