sábado, 5 de outubro de 2019

3 Dicas para análise de texto de literatura sala de aula

3 Dicas para análise de texto de literatura sala de aula



Permita que os alunos obtenham uma apreciação estética de um texto que conecte seus recursos linguísticos específicos a intuições sobre seus significados .

3 Dicas para análise de texto de literatura sala de aula


1. Realizar uma análise linguística para entender como as mensagens são transmitidas e projetar atividades para nossos alunos que usem análise estilística precisamos de um procedimento ou estratégia para analisar o texto;

2. Ao olhar para um texto em particular, anote todos os recursos linguísticos que são particularmente visíveis. Esses recursos podem ser perceptíveis porque recorrem com frequência inesperada no texto;
eles se desviam um pouco do que pode ser considerado gramatical ou lexicamente usual;
se esses recursos fossem parafraseados ou reescritos de uma maneira ligeiramente diferente, um efeito muito diferente seria criado.

3. Desenvolva uma série de perguntas que alertem os alunos sobre esses recursos e incentive- os a obter uma interpretação ou apreciação do texto que considera esses recursos.
Por Literatura em Série

Compartilhe nas Redes Sociais!
compartilhe compartilhe compartilhe compartilhe


Observação:
Ressalvados os casos indicados ao contrário, as obras aqui publicadas tem como fonte material em Domínio Público, sendo obras livres em razão de alguma das hipóteses previstas na Lei de Direitos Autorais Lei Federal nº 9.610/98. Busca-se preservar ao máximo a grafia original. Para mais informações confira os Termos de Uso.

Blog especializado em Literatura com fins educativos. Principais temas abordados: literatura universal, literatura nacional, escritores, poemas literarios, livros e autores da literatura brasileira. Sugerido para elaboração de resumo e resenha.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.